Formas de Participar

Independente

Compre o livro indicado por conta própria e acompanhe a leitura e a discussão através do grupo no Facebook, nosso Instagram e pelos encontros abertos

Assinatura Recorrente

Assine pelo Catarse. À partir de R$ 60,00 mensais você recebe todos os meses a obra que vamos ler e ainda entra para o grupo exclusivo de assinantes no WhatsApp

Assinatura Avulsa

Pague mês a mês por Pix, receba a próxima leitura em sua casa e participe por todos os canais de discussão.

Como Funciona o Clube

Cronograma de envio

Todos os meses o assinante recebe o livro para leitura conjunta e marcadores do Clube e do Primeira Prateleira. Em alguns meses o livro pode ir autografado, em outros pode receber um livro extra como brinde.

Os grupos para o envio são formados com os pagamentos que ocorrem entre o dia 18 de um mês até o dia 17 do mês seguinte e o livro é enviado ao final do mês, sempre com pelo menos 30 dias de antecedência da data marcada para o início da leitura, dando tempo de todo mundo receber.

Na primeira semana do mês seguinte à leitura, fazemos um encontro virtual via Google Meet para conversarmos sobre a obra, na maioria das vezes com a presença do autor ou convidados.

Também colocamos posts para discussão e comentários no Instagram e no Facebook.


Nossa Leitura Atual - Novembro/2022

Solitária conta a história de duas mulheres negras, Mabel e Eunice, mãe e filha, que moram no trabalho, um condomínio de luxo desses encontrados em qualquer grande cidade brasileira. Eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime chocante ocorrido na casa dos patrões. Mabel, a filha, constrói o caminho que leva não apenas à elucidação deste crime, mas a uma mudança radical na vida das pessoas que cercam as protagonistas.

Em prosa ágil, intensa e assertiva, Eliana Alves Cruz constrói uma miríade de histórias que revolve o imaginário do trabalho doméstico no Brasil – ainda tão vinculado à época escravocrata – e o relaciona a questões contemporâneas urgentes como a pandemia, o debate sobre ações afirmativas e a luta por direitos reprodutivos.

Testemunho de uma crucial mudança de sensibilidade no espírito de nosso tempo, Solitária dá provas do quão urgente se tornou elaborar – sem meias palavras – não apenas a história, mas as sobrevidas da escravidão colonial. Ao fazê-lo, mostra como é possível enfrentar o desafio moral e ético de abordar essas experiências de vida sem replicar gratuitamente a violência que a sustenta nem reencenar nenhum pacto oculto de subalternidade. É um romance libertação.

"Eliana narra com a maestria da linguagem de alguém que sabe lidar com as palavras." – Conceição Evaristo

"Em Solitária, Eliana desponta como uma das mais importantes vozes de nossa literatura contemporânea." – Itamar Vieira Junior

Próximas Leituras

A Filha Primitiva

Dezembro / 2022

Vila Mathusa

Janeiro / 2023

As Sete Mortes do Meu Pai

Fevereiro / 2023

Assine, receba em sua casa e leia com a gente.

Assinando o Clube até o dia 17/12 você já garante o recebimento do próximo envio no final de dezembro. Basta preencher o formulário e fazer um Pix de R$ 60,00 para clubedeliteraturabrasileira@gmail.com

FRETE JÁ INCLUSO

Próximo Encontro Virtual

Dia 08/12 - Solitária - às 19h30

No dia 08 de dezembro nos encontraremos para conversar sobre nossa leitura de novembro, o livro Solitária, escrito pela Eliana Alves Cruz e publicado pela Editora Companhia das Letras.