História

O Canal Literário Primeira Prateleira surgiu em agosto de 2015. A princípio a ideia era falar prioritariamente de livros de não ficção e de livros infantis. Daí veio o nome Primeira Prateleira. Toda biblioteca começa com uma Primeira Prateleira de livros na infância.

A capa desta página é a imagem do primeiro marcador de páginas do canal. Hoje uma raridade.

 De lá para cá foram muitas transformações:

Com o tempo o canal foi transformando-se, acompanhando as mudanças nos hábitos de leitura do Humberto. Os livros de ficção e principalmente a literatura brasileira contemporânea foram ganhando cada vez mais espaço.

Então, em outubro de 2017, surge o Clube de Literatura Brasileira Contemporânea. 

No começo apenas como grupo no Facebook. A cada mês uma nova obra lida e discutida através de comentários em posts e vídeo no YouTube. 

A partir de janeiro de 2019 o Clube passou a contar também com a curadoria da Tamy Ghannam do Literatamy. 

Em fevereiro de 2019 tivemos nosso primeiro encontro presencial para conversar sobre a leitura do mês. Foi um evento muito especial para conversarmos sobre Marrom e Amarelo, com a presença do autor, Paulo Scott e que aconteceu na Mercearia São Pedro, bar reduto de escritores no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

E então veio a pandemia e o fim dos encontros presenciais. 

Hora de nos reinventarmos mais uma vez. 

Em junho de 2020 o clube de leitura passou a ser também um clube de assinatura, enviando todos os meses o livro diretamente aos assinantes.


Em 2021, o projeto que engloba o Clube e o Canal foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria de fomento à leitura. E dos 10 romances finalistas do Jabuti 5 foram lidos antecipadamente no Clube.

Esta é a característica que mais nos orgulhamos no Clube, a curadoria.

Prezamos pela diversidade em todos os sentidos. De temas, de formas de escrita, de gênero, de origem dos autores, de editoras. Priorizamos as editoras pequenas e as independentes e compramos os livros diretamente das editoras ou dos autores, sempre que possível.

Em maio de 2023 passamos por uma nova mudança. Com o fim da pandemia as pessoas deixaram de ter tanto tempo para ler e para participar dos encontros virtuais mensais. Nos adaptando a esta nova realidade não estipularemos mais uma meta de leitura mensal e nem faremos mais encontros mensais para conversarmos sobre a leitura. Agora, os assinantes do projeto continuarão a receber mensalmente um novo título em sua casa, mas para lerem quando puderem, sem nenhuma pressão. Teremos os posts no Facebook e Instagram para conversarmos sobre as obras. E os assinantes e apoiadores terão acesso a conteúdos exclusivos, como entrevistas com autores e vídeos sobre o livro, para acessarem quando quiserem. E poderemos também organizar alguns encontros virtuais para matarmos a saudades de vez em quando. 

Neste momento nos despedimos também da Tamy, que tanto enriqueceu este projeto. À partir de agora a escolha de todos os títulos e todo o conteúdo volta a ser produzido somente por mim, Humberto Conzo Junior.

Em dezembro de 2023, depois de muita reflexão, decidimos pausar as atividades do Clube. Momento esse para refletir sobre novos caminhos para o Clube e o Canal. 

Quem faz o Clube e o Primeira Prateleira

Humberto Conzo Junior

É formado em biologia e história pela USP.

Autor de livros infantis como Bichos Sinistros (WMF Martins Fontes) e Descobrindo os Bichos do Jardim ( Matrix).

Participou de coletâneas de contos como Retratos da Vida em Quarentena (Elefante/Dublinense)

Participou do CLIPE 2019 - Curso Livre de Preparação do Escritor

Em 2022 lançou seu primeiro romance: As Sete Mortes do Meu Pai, publicado pela editora Mondru

Crítico Literário, faz mediação de Mesas e Clubes de Leitura

Apresentador do Primeira Prateleira e criador do Clube de Literatura Brasileira Contemporânea